Educação no trânsito é ensinada nas escolas municipais

Com o objetivo de preparar as novas gerações para exercer a cidadania no trânsito, o Detran de Goiás desenvolveu a metodologia do programa Detranzinho, que visa orientar alunos da rede pública e privada sobre segurança, meio ambiente, respeito à vida e compartilhamento das vias públicas.
Recentemente o programa, que é pioneiro no Brasil, esteve em Cristalina para levar conhecimento sobre trânsito a estudantes do ensino fundamental e médio, motivando-os a multiplicar conhecimento para incentivar comportamentos seguros junto à comunidade.
O Detranzinho veio a Cristalina com uma equipe capacitada e um micro-ônibus totalmente adaptado, que abriga atividades pedagógicas, dentre as quais uma maquete de 6m², construída com blocos de montar lego, demonstrando as principais características das vias de uma cidade.
Quem solicitou a vinda do programa para Cristalina ao Detran, foi a Superintendência Municipal de Trânsito, através do superintendente Roberto dos Santos Alves, com total apoio do prefeito Daniel do Sindicato, do vice-prefeito Luiz Henrique, da secretária de Educação Nilda Gonzatti e do vereador Bernardo Fachinello.
Foram atendidos 742 alunos das escolas municipais Valdete dos Santos Abadia, Paroquial São Vicente de Paulo, Sumaia Salles Cozac, Comercial Municipal Leão Rodrigues de Afonseca e Adalardo Tiradentes Bispo.
“Nossa intenção é oferecer às crianças, adolescentes e jovens orientações seguras e corretas para que todos tenham conhecimento de suas responsabilidades quando estiverem se locomovendo nas vias públicas de nossa cidade, já que mobilização urbana é um tema cada dia mais atual em nosso meio”, falou Santos Alves, que também é comandante da Polícia Municipal.