Prefeitura apresenta projeto inicial de drenagem de águas pluviais e pavimentação asfáltica para a Vila Andrade

Em encontro realizado na tarde de segunda-feira (26/06), as secretarias de gestão e planejamento / meio ambiente / viação e obras apresentaram aos moradores do bairro Vila Andrade, a proposta inicial para construção das galerias de águas pluviais naquela região.

Para Fabiano da Vila Andrade, presidente da Associação de moradores do bairro, o momento é de esperança e confiança. Pois agora, acredita que os benefícios possam chegar efetivamente. Segundo Fabiano, até hoje, os moradores só receberam promessas e mais nada. Demonstrando aos presentes, os mais de 150 ofícios apresentados às gestões anteriores, solicitando desde implantação de quebra-molas, passando por telefone público, regularização do serviço de Correios a tão sonhada pavimentação asfáltica – “Estamos com mais de 9 anos de atraso, mas o momento é de muitas expectativas, mesmo sabendo que o atual prefeito recebeu uma difícil tarefa, que é a de reconstruir a Vila Andrade”, afirmou o presidente.

Já para o secretário de planejamento e gestão – João Carlos Vacaro Fachinello – “Joãozinho do Faxinal”, o prefeito Daniel do Sindicato não tem medidos esforços para que o sonho dos moradores do bairro seja realizado. Para tanto, vem buscando recursos junto ao Ministério da Cidades, Governo do Estado, dentre outros órgãos governamentais, para que possa resolver em definitivo os problemas enfrentados pelos moradores da Vila Andrade. Ainda conforme “Joãozinho”, os projetos a serem executados, visam atender não somente a Vila Andrade, mas como todos os bairros adjacentes – Henrique Côrtes, Setor Aguiar, Zona Sul Nova e Vila São João. Para o secretário, levantamentos já realizados demonstram a necessidade de se investir nestas regiões, visando justamente oferecer um serviço efetivo e de qualidade.

Dos moradores, os técnicos da Hollus Engenharia, empresa a qual executará o projeto, ouviu os questionamentos acerca da viabilidade e concretização das obras. Conforme o engenheiro Guilherme Santos, o primeiro passo consiste justamente em organizar um estudo dos impactos para construção das galerias, seguindo os conceitos de saneamento básico, drenagem de água, limpeza urbana, esgotamento sanitário e paisagismo. Partindo desta demanda, já será possível apresentar um cronograma de investimento financeiro e realização das obras.

Aos moradores, o secretário João Vacaro Fachinello explicou que tendo em mãos todos os estudos cabíveis, a administração municipal buscará os recursos necessários para a viabilidade de todo projeto.

(Texto: Geovane José Leandro)