110 computadores para escolas da zona rural

Em solenidade realizada no saguão da Prefeitura Municipal de Cristalina no dia 29 de junho, sob o comando do prefeito Daniel do Sindicato, foi entregue ao município 110 computadores para serem usados por alunos das escolas da zona rural de Cristalina. O convênio de doação dos equipamentos foi assinado com a Programando o Futuro, Organização Não Governamental, que atua em todo o território nacional e possibilitará a instalação de 10 laboratórios de informática em diferentes escolas.

Presente ao evento, a vereadora Luciana Cândida, que teve a iniciativa de buscar o convênio com o apoio do prefeito Daniel DO Sindicato, falou sobre a importância do benefício conseguido. “Essa aquisição é um marco histórico para a população, pois levará qualidade de vida para alunos do distrito de Campos Lindos, São Bartolomeu, assentamentos rurais e muitos outros”, comemorou a alegre vereadora.

Vilmar Simion Nascimento, diretor da Programando o Futuro, informou que a entidade trabalha há 10 anos promovendo a inclusão digital em várias regiões do Brasil. “Essa inclusão (digital) faz parte de uma política de reuso de computadores do Ministério da Ciência e Tecnologia e nós somos conveniados com o Ministério, o que possibilita viabilizarmos o benefício para cidades que tenham pessoas competentes e que corram atrás, como é o caso de Cristalina”, falou Vilmar, afirmando ainda que “o que faz a Programando o Futuro existir é a missão humana e social com a ideia de que todas as pessoas possam ter acesso à tecnologia.”

Para Alexandre Siqueira Mesquita, coordenador-geral de articulação do Ministério da Ciência e Tecnologia, “na grande maioria dos casos o resultado tem sido espetacular, pois possibilita o acesso à tecnologia e à informação. Nesta celebração, aqui nesta bela cidade, hoje se vê a alegria dos beneficiários, da prefeitura, dos professores, enfim, de todos os envolvidos.”

Em seu pronunciamento, o prefeito Daniel do Sindicato agradeceu a vereadora Luciana Cândida pelo empenho e destacou a importância de parcerias com entidades como a Programando o Futuro. “Fazer parcerias é muito importante e caminharemos assim durante todo o nosso mandato. Principalmente na área de educação, que é prioridade para nós”, ressaltou.

Daniel elogiou o belíssimo projeto de reuso de computadores e falou que há um conjunto de ações em sua administração que visa melhorar o ensino no município em todos os níveis. “Hoje recebemos aqui estes 110 computadores a custo zero da Programando o Futuro, e isso vem somar com o que já estamos fazendo para apoiar nossos estudantes, como a qualidade que estamos implantando na merenda das escolas e creches do município, as melhorias no transporte escolar com mais de 80 linhas, as 160 bolsas universitárias que já estão sendo pagas e logo firmaremos convênio para o transporte universitário que beneficiará cerca de 300 alunos. E muito mais coisas boas estão chegando para nossa cidade, tenham certeza”, garantiu o prefeito.

Também marcaram presença na solenidade o vice-prefeito Luiz Henrique Barros, o presidente da Câmara Marquinho Abrão, a secretária municipal de educação, professora Nilda Gonzatti, o secretário nacional de economia solidária do Ministério do Trabalho João Bertolino de Oliveira Neto, os vereadores Vereador Dr. Osório, Cirlene Cortes, Professor Valdson Tolentino Filho, Pablo Magela, Marcelo da Saúde e Bernardo Fachinello, além de vários secretários municipais, diretores de escolas e vários professores.